por Câmara de Comércio Sotavento, em 07.04.14
A CCISS organizou na manhã de hoje, 7, uma reunião de informação e esclarecimento com as principais empresas importadoras locais para discussão da problemática da comercialização de produtos nacionais nomeadamente a batata, cebola e cenoura. O encontro foi realizado em parceria com a Direcção-Geral do Comercio e o Ministério do Desenvolvimento Rural, tendo como foco a sensibilização dos operadores económicos para a comercialização e consumo dos produtos nacionais.
De acordo com a Directora Geral da Indústria e Comércio, Filomena Fialho, há uma enorme dificuldade no escoamento da produção nacional sobretudo no período de “pico”, visto que as empresas importadoras já têm um vínculo de contrato com empresas externas, como também há uma necessidade de intermediação entre o produtor e o importador. “Estamos a tentar encontrar soluções para essa intermediação e temos trabalhado com foco no desenvolvimento do agronegócio no País.”
Para o Presidente da CCISS, Spencer Lima este dialogo entre os operadores econômicos e os representantes do governo é de extrema importância para a valorização do consumo nacional, mas é necessário um melhor planeamento e organização. “É necessário que o Ministério do Desenvolvimento Rural tenha informações concretas sobre o “pico” de produção, dados sobre estatísticas anuais de produção nacional e estatísticas de importação mensal, de modo que as importadoras nacionais tenham motivos mais que suficientes para valorização do produto nacional”, salientou o Spencer Lima.
Já o representante do Ministério do Desenvolvimento Rural, Alberto Silva, garantiu que o Governo está trabalhando para que haja todas as condições para o desenvolvimento do agronegócio no país e consequentemente impulsionar o desenvolvimento da agricultura e o aumento da produção nacional.
Autoria e outros dados (tags, etc)